A

Bem Vindo

O propósito deste blog é ser um espaço de aprendizado, de vivências, de trocas de experiências. Nele vamos poder testar, experimentar, errar, corrigir, analisar, criticar e exercer o direito de sermos nós mesmos, sem máscaras, sem vaidades, sem preconceitos. O importante é ser feliz em compartilhar ideias, desejos e conhecimentos.
Aguardo a sua presença com palpites, sugestões, orientações e críticas.
auriadoria




terça-feira, 5 de junho de 2012

BENEFICIOS DO LEITE

DIA MUNDIAL DO LEITE - 01 de junho 
(Fonte: SINDLAT-RJ)
POR QUE SE COMEMORA O DIA MUNDIAL DO LEITE?

O dia 1º de junho foi escolhido em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação,  com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos lácteos para a manutenção de uma dieta saudável. 

SOBRE O LEITE

Além de ser o fundamental na alimentação humana em todas as etapas da vida, o leite é um alimento acessível e versátil,
É um alimento completo, formado por proteínas de alto valor biológico, que proporciona boa parte das necessidades diárias de diversos nutrientes necessários (cálcio, fósforo, vitaminas A, D, B2 e biotina) e contém os aminoácidos essenciais nas proporções requeridas para o crescimento e o desenvolvimento humanos. Além de ser fundamental em todas as etapas da vida, o leite é um alimento acessível e versátil, podendo ser consumido em suas várias formas: queijos, requeijão, iogurtes, coalhada entre outros.
Na fase adulta, o consumo de leite e derivados assume a importância especial na manutenção dos tecidos, no desenvolvimento muscular e no fortalecimento e preservação da estrutura óssea, evitando ou retardando o desenvolvimento de enfermidades que promovem o enfraquecimento dos ossos.
Com relação aos recém-nascidos, o Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, sem a necessidade de alimentar o bebê com outro complemento nutricional.

RECOMENDAÇÕES DE CONSUMO DE LEITE

Segundo dados estatísticos oficiais, o consumo de leite e derivados no Brasil é de 
136 kg/pessoa/ano, quantidade abaixo da recomendada pelo Guia Alimentar Brasileiro, do Ministério da Saúde, que preconiza três porções diárias, equivalentes a 
200 kg /pessoa/ano, conforme o quadro a seguir:

Categoria
Ingestão adequada*
(mg) de cálcio
Porções recomendadas
(vide definição de porção)
Crianças
1-3 anos
4-8 anos

500
800

  3**
3
Jovens
9-18 anos

1300

4
Adultos
19-50 anos
51 anos ou mais

1000
1200

3
4
          * Fonte: National Academy of Sciences, 1997
** A porção para crianças de 1 a 3 anos equivale a 2/3 da porção para adultos
 1 porção (adulto):
_ 1 copo de leite ou iogurte è aproximadamente 230 ml
_ 45g de queijo
          _ 60g de queijo processado              

MAIS BENEFÍCIOS DO LEITE:
v  na TPM
Estudos comprovam que mulheres com tensão pré-menstrual têm deficiência de cálcio. A ingestão de três a quatro copos de leite por dia pode reduzir em até 30% os sintomas da TPM.
v  no Controle de Peso (obesidade)
Pessoas que fazem dieta de baixa ingestão de calorias e consomem três porções diárias de lácteos têm uma maior redução no peso se comparadas com as que fazem dieta consumindo menor número de porções.
v  na Flora Intestinal
Alguns produtos fermentados (iogurtes e leites) auxiliam na manutenção e equilíbrio da flora intestinal, na eliminação de bactérias nocivas e no desenvolvimento de micro-organismos benéficos à saúde.
v  na Hipertensão, derrame e doenças cardíacas
Dietas saudáveis, com alta qualidade de cálcio (leite e derivados) e baixas calorias, podem diminuir os riscos de hipertensão e, consequentemente, de doenças cardiovasculares e derrame isquêmico, responsáveis por 30% das mortes no Brasil.
v  na Osteoporose
O consumo regular, durante toda a vida, de pelo menos 3 a 4 porções de laticínios por dia, mantém a integridade estrutural do esqueleto humano.
v  na Resposta Imunológica
As proteínas do soro do leite potencializam a resposta imunológica , tanto das células quanto dos anticorpos.
v  na Gravidez
Estudos recentes sugerem que dietas saudáveis, com um consumo ideal de cálcio, podem reduzir o risco de hipertensão gravídica e pré-eclâmpsia, além de aumentar adequadamente o peso de nascimento do bebê ao leite, estão disponíveis.


SUBSTITUTOS PARA A LACTOSE

Para pessoas que apresentam rejeição ao leite, estão disponíveis no mercado, alimentos lácteos em vários graus de redução de lactose, como o leite fermentado, o iogurte com lactobacilos vivos, o leite com baixo teor de lactose, entre outros. As indústrias de laticínios têm aumentado cada vez mais o valor nutritivo dos produtos, desenvolvendo leites enriquecidos com vitaminas, minerais ômegas, ou destinados a pessoas com características específicas.
(Fonte: SINDLAT-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário