A

Bem Vindo

O propósito deste blog é ser um espaço de aprendizado, de vivências, de trocas de experiências. Nele vamos poder testar, experimentar, errar, corrigir, analisar, criticar e exercer o direito de sermos nós mesmos, sem máscaras, sem vaidades, sem preconceitos. O importante é ser feliz em compartilhar ideias, desejos e conhecimentos.
Aguardo a sua presença com palpites, sugestões, orientações e críticas.
auriadoria




quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DENGUE TIPO4


Ministério confirma 3 casos de dengue tipo 4 em RR


11 de agosto de 2010 • 22h01 • atualizado às 22h21

O Ministério da Saúde recebeu nesta quarta-feira a confirmação do Instituto Evandro Chagas de três dos quatro casos suspeitos de dengue tipo 4 em Boa Vista (RR). O quarto caso, que havia sido confirmado por exames preliminares, continua sob investigação.
O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, que está em Boa Vista, reconhece o risco de transmissão acelerada caso ocorra a dispersão do tipo 4. “A possibilidade de contágio é muito grande se esse sorotipo circular nos centros urbanos”, afirmou.
O ministério e as secretarias estadual e municipal da Saúde montaram uma espécie de gabinete de emergência para monitorar o vírus tipo 4 em Roraima, que integra a lista dos oito Estados com maior incidência de dengue em 2010. O sorotipo 4 circula em dez países do continente americano, como a Venezuela, que faz fronteira com Roraima e por onde pode ter ocorrido a entrada do vírus.
O sorotipo DEN-4 não era detectado no País desde 1982, porém já circula há vários anos em dez países das Américas, incluindo Venezuela, Peru, Colômbia e Equador.
Sintomas do vírus

Os quatro sorotipos virais de dengue causam os mesmos sintomas: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, diarréia, vômito, entre outros. O modo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus. O alerta nacional para a circulação do DEN-4 se justifica porque a população brasileira não tem imunidade contra este sorotipo e, por isso, há risco de epidemias caso ele se disperse para outros estados.
Outro agravante é se a pessoa tiver contraído a dengue tipo 1, 2 ou 3 e for, depois, infectada pelo tipo 4, isso aumenta a chance de desenvolver a forma mais grave da doença. “É uma situação extremamente preocupante. Tem-se uma população que já teve o vírus antes e está vulnerável a um novo vítus. O índice de letalidade pode ser muito maior”.
Fonte: Ministério da Saúde
VISITE OS LINKS DENGUE

Um comentário:

  1. Auria
    As visitas acontecem sim.
    Dê abraços na minha afilhada.
    Quanto a dengue e aos cuidados, li tudo e não sabia desta nova doença.O planeta tá doente a muito tempo e ainda não acordamos para esta situação.Estamos anestesiados...Precisamos urgentemente fazer igual a formiguinha , mas estamos anestesiados, diante de tantas dificuldades urgentes do dia a dia que nem paramos para pensar., que estamos contribuindo para nossa destruição não é mesmo?...E com isto novas formas de parasitas se aproveitam para se propagarem.Uso citronela, coloco refil para os mosquitos e vou experimentar agora o limão,mas sabendo que isto tem que ser feito como uma teia, mas tá difícil acordar tanta gente para estes problemas, então corremos mais este tipo de risco

    ResponderExcluir